O que fazer em Atibaia?

Atibaia é um município de São Paulo que se localiza a uma altitude de 803 metros acima do mar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, a cidade conta com 142.761 habitantes.

No ano de 2005, calculava-se que a frota do local era de, aproximadamente, 43.023 veículos e ao longo de 10 anos essa realidade mudou muito, apresentando um cenário de 94.556 veículo transitando pelas ruas.

O que fazer em atibaia sp

Dessa forma, é fácil perceber que a cidade cresceu muito nos últimos tempos. No entanto, não é recente que ela é turística e conta com pontos incríveis para serem frequentados tanto pelos moradores, quanto por turistas.

Pensando nisso, o presente artigo abordará com um pouco de detalhes o que fazer na cidade de Atibaia para aproveitar o dia e conhecer lugares encantadores que o município pode proporcionar. Acompanhe abaixo!

Pedra Grande Atibaia

Ir até a Pedra Grande em Atibaia é o mais comum de todo turista e morador do local. Isso se deve a sua beleza esplêndida e também por todas as possibilidades que é oferecida ao optar por esse passeio.

Para chegar até o topo da Pedra Grande pode-se fazer trilhas personalizadas, modificando seus níveis de dificuldade, de carro, de moto ou bicicleta ou então, com empresa especializada e de confiança que faz o percurso até lá.

O que fazer em atibaia pedra grande

As pessoas optam pela empresa por não terem carro ou por não querer arriscar subir com seus próprios carros, levando em consideração que o local é íngreme e até mesmo a trilha pode ser dificultosa para quem não possui disposição física.

De toda maneira, vale muito a pena e como mencionado, há possibilidades para todo tipo de ocasião, atendendo todas as demandas. Então, não há desculpas para não conhecer o lugar.

Veja também: Os melhores Restaurantes de Atibaia.

Chegando na Pedra Grande…

Ao chegar lá, há muito o que fazer também, por exemplo, caminhar sobre a extensa pedra, admirar a belíssima paisagem, fazer uma pequena trilha até a Pedra Rachada, voar de asa-delta, praticar rapel, prestigiar o pôr do sol, fotografar, fazer piquenique, dentre outras coisas.

No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados em relação a ida até a Pedra Grande. Para quem vai com o próprio carro, é preciso avaliar as condições do carro, lembrando que a estrada é de terra, possui buracos e é íngreme.

Para quem vai de moto ou bicicleta, precisa entender que é um desafio e não é recomendado para quem não é acostumando com esse tipo de estrada, lembrando que a via é de mão única.

Além disso, uma dica para todos, principalmente, aos que vão fazer trilha, é não esquecer o protetor solar, repelentes, bonés, chapéus, água, comidas, um casaco e estar preparado, porque não haverá recurso no meio do caminho.

Além disso, qualquer esporte que for praticado na Pedra Grande deve ser feito com uma agência credenciada e, se possível, um guia durante o percurso não é uma má ideia.

Represa da Usina

Em Atibaia, por volta dos anos de 1928, a Represa da Usina foi edificada pelo major Juvenal Alvim. Ela é formada pelo Rio Atibaia e não possui uma grande extensão.

Levando em consideração a sua preservação ambiental, o local é indicado para a prática de esportes náuticos, por exemplo, jet-ski ou passeios de barco. Além disso, na beira da represa, tem playground, restaurantes com comidas típicas e o Museu da Usina.

O que fazer em atibaia represa da usina

Visitar a Represa da Usina é um passeio bem tranquilo e considerado, por vezes, familiar, por sua leveza, tranquilidade e por não exigir nenhum tipo de esforços físicos como no caso de trilhas que podem ser difíceis para crianças ou idosos, por exemplo.

Reserva do Vuna

A Reserva do Vuna se situa na propriedade da Pousada Águas do Vale. Essa reserva é o primeiro parque ecológico da cidade de Atibaia, tendo 330 hectares de mata preservada.

A localidade possui muitas possibilidades para trilhas, trekking, mountain bike, passeios, pescaria no lago artificial e turismo rural. E, é válido salientar que a região é totalmente preservada em fauna e flora da Mata Atlântica.

Ao longo dos percursos, seja a pé ou de bicicleta por caminhos sinalizados, é perceptível a variedade de bromélias, orquídeas, animais, samambaias e árvores variadas.

O que fazer em atibaia Reserva do Vuna

Além disso, as rotas revelam lajes de pedras, riachos, grutas, lagos e cascatas encantadoras que faz qualquer trajeto valer a pena. A reserva tem 30 km de trilhas, mas é divida em cinco rotas que são interligadas e sinalizadas por cores.

Todas são fáceis, não há necessidade de guias e tanto a pé, quanto de bicicleta é viável traçar as rotas. A maior delas, possui 11 km de ida e volta e sua sinalização é marcada com a cor laranja, ela passa por um mirante e lajes de pedra.

A mais percorrida..

A mais famosa e mais percorrida é a que tem sinalização de cor verde e possui 9 km de ida e volta com destino a uma boa queda de água para banho. Todos os passeios parte da Pousada Águas do Vale que são os responsáveis por manter a reserva.

Para os percursos, não se pode esquecer de levar água, algo para comer, protetores solares, bonés, chapéus, toalhas, caso for tomar banho nos lagos ou cascatas, repelentes, dentre alguns pertences básicos e essenciais para trilhas.

Além disso, pelo grau de facilidade, não há necessidade de muita disposição física e pode ser feito por pessoas de todas as idades, já que a velocidade da caminhada não influenciará em nada e o caminho não é íngreme ou dificultoso.

Veja também: Pedra Grande Atibaia!

Paintball

O Paintball é uma brincadeira em que os participantes representam um combate sério e, para simular isso, utilizam armas com projeteis de tinta. Esse esporte garante muita diversão entre amigos e até mesmo entre familiares.

Em Atibaia, há grandes espaços como o Atibaia Paintball Club em que há diferentes objetos para que os integrantes do jogo se escondam e se abriguem durante o jogo e se divirtam muito.

O que fazer em atibaia paintball

Durante o entretenimento e adrenalina, os espaços permitem que as pessoas corram suficientemente para tornar o nível da brincadeira difícil e ainda mais animado.

Esse, com certeza, é um atrativo muito interessante da cidade dado o seu tamanho, fama e diversão. Para quem gosta, vale a pena conferir e se entreter no lugar.

Passeios a Cavalo

Muitos centros hípicos e haras na região de Atibaia funcionam para passeios e trilhas, permitindo que as pessoas aluguem os cavalos para tais ocasiões. Dentre as opções, o Haras Bonanza, o Hotel Fazenda Hípica Atibaia e o Haras Haddad estão a disposição para esses serviços.

É válido salientar que tudo dependerá do local que será escolhido para andar a cavalo, porém, as regras, na maioria das vezes, são iguais para quase todos os locais.

Inclusive, antes da saída para o passeio, o responsável do haras ou centro hípico dará algumas instruções de como montar, como utilizar as rédeas e o estribo, dentre outras instruções necessárias.

Por isso, não saber andar a cavalo não é um problema, porque o passeio é também para amadores e os cavalos caminham sempre em fila atrás do monitor e qualquer dúvida ou problema, o profissional responsável estará ali para auxiliar.

Para esses passeios, sempre é obrigatório o uso de calças compridas, sapatos fechados, de preferência, bota ou tênis. O ideal é levar boné ou chapéu, juntamente de protetor solar e repelente.

Veja também: Os melhores Hotéis em Atibaia

Arvorismo

A atividade que é conhecida como arvorismo é aquela em que é preciso passar entre as plataformas que se situam entre as copas de árvores usando tirolesas e cordas.

O centro Portal dos Pinheiros em Atibaia, por exemplo, possui 14 estações para praticar arvorismo, possuindo tirolesas além de outras atividades no local, por exemplo, parede de escalada, pista off road para motos e jipes e rapel.

Essa é uma ótima opção do que fazer em Atibaia para quem gosta de um pouco mais de aventura e emoções dentro da natureza. A dica é estar com roupa confortável e adequada e não esquecer do protetor solar e repelente.

Parque Edmundo Zanoni

O Parque Edmundo Zanoni possui 40 mil metros quadrados contando com uma parte gramada, um playground, viveiro de pássaros e de plantas, e um lago com pedalinhos.

O que fazer em atibaia parque

Os maiores eventos da cidade ocorrem no parque, inclusive a “Festa de Flores e Morangos de Atibaia” que é um grande atrativo e conta com muitos turistas e moradores do local.

No parque,também há o Museu de História Natural que foi inaugurado no ano de 1989 e possui um grande acervo de espécies variadas da região de Atibaia e de outras regiões do Brasil.

A estrutura do museu

O museu possui, em média, mil vertebrados taxidermizados e nele, os visitantes têm a oportunidade de conhecer animais como o quati, o pavó, gavião, carancho, o bugio e o tucano de bico verde.

Além de aves, répteis e mamíferos, também tem diferentes materiais indígenas, rochas, espécies variadas de insetos, animais marinhos e muitas outras curiosidades incomuns, incluindo feto humano e cabeça de touro reprodutor.

Entretanto, não há com o que se preocupar, o museu é bastante profissional e segue todos os padrões de proteção e conservação e, claro, todos os objetos ali expostos estão devidamente conservados.

Sendo assim, o local é perfeito para quem procura o que fazer na cidade de Atibaia, seja em época em que está tendo evento ou não, porque há possibilidades mesmo quando não há programações agendadas.

Lago do Major

O Lago do Major é um ponto de encontro muito interessante de Atibaia, inclusive, um dos principais por se encontrar na região central do município. Além do visual do lago, também tem pista de corrida e quadras para a prática de esportes.

O que fazer em atibaia lago do major

Na região, tem restaurantes próximos, bares, lojas, casas noturnas, dentre outras conveniências, já que se localiza na zona central da cidade. Pensando nisso, é um passeio tranquilo para piqueniques, jogos e lazer entre amigos e familiares.

Santuário de Schoenstatt

Aos religiosos, o Santuário de Schoenstatt em Atibaia é uma ótima opção do que fazer. Esse Santuário foi erguido, pela sua primeira vez, em uma cidade alemã durante a Primeira Guerra Mundial e tem mais de 22 do mesmo santuário no Brasil e mais de 200 em todo o mundo.

O que fazer em atibaia santuario

O Santuário Schoenstatt de Atibaia é o mais famoso do Brasil e, por isso, recebe muitos fiéis todos os anos. No local, tem uma pequena capela réplica da Europa que foi construída em 1914.

E, além da beleza do santuário e tudo o que o envolve, o lugar ainda conta com um jardim muito bonito. As missas ocorrem todos os dias da semana às 7 horas da manhã e aos domingos, ocorrem duas vezes, incluindo às 14 horas da tarde também.

Passeio de Teleférico

Para quem quer desestressar um pouco e aproveitar alguns minutos de uma boa vista e respirar um ar puro, o passeio de teleférico é uma ótima opção para quem busca o que fazer no município de Atibaia.

Do alto, é possível ter uma vista incrível da cidade, do Parque das Águas e ainda dá para observar a Pedra Grande, o famoso e belo cartão postal da cidade de Atibaia

O que fazer em atibaia teleferico

O passeio dura, aproximadamente, quinze minutos, partindo do Lago do Major e levando os passageiros até a parte alta do centro de Atibaia, tornando possível a observação de cenários incríveis para fotos e admiração.

O percurso total é de 550 metros e o valor do ingresso é de R$ 11,00 ida e volta, porém, crianças com menos de 7 anos de idade não pagam pelo ingresso. O funcionamento do teleférico é de quarta até domingo e não é preciso comprar antecipadamente.

Veja Também: Como Chegar em Atibaia

Conclusão sobre Atibaia

O município de Atibaia, como mencionado em todos os tópicos anteriores, é riquíssimo no que tange diversão e entretenimento. Por isso, as pontuações não incluíram tudo o que tem na cidade para fazer e sim, apenas algumas de suas possibilidades.

Vale frisar que cada pessoa gosta de determinadas coisas e passeios e, pensando nisso, é preciso avaliar todas as possibilidades para que a programação atenda as expectativas, garantindo conforto, satisfação e lazer.

Pensando em tudo isso, para cada tipo de passeio, há um tipo de exigência de trajes e cuidados. Por isso, preste atenção aos detalhes, esteja preparado e não se esqueça de que, se for na natureza ou a céu aberto, use protetor solar, repelente, boné ou chapéu.

error: Este conteúdo é protegido