Casa do Empreendedor

Desburocratização & Fomento aos negócios

image1

Conta com infraestrutura moderna de serviços que possibilita agilidade, segurança e confiabilidade a todos que intencionam abrir seu próprio negócio. Facilitando, também, os tramites rotineiros das empresas, como recadastramento, cancelamento, pedidos de isenção, autorizações para publicidade externa, paralisações, e demais solicitações.
Através da centralização, especialização do atendimento, rapidez nas análises e na emissão de documentos, com reduzida burocracia, eleva-se a qualidade na prestação de serviços oferecidos pelo município aos administradores de empresas e contabilistas.

Atende também empresários que buscam consultoria para o crescimento e amadurecimento de seus negócios, através de cursos, palestras, treinamentos, orientação sobre incentivos fiscais, acesso às tecnologias e financiamentos, contribuindo para o fomento ao empreendedorismo.
A Casa do Empreendedor foi criada para unir todas as áreas envolvidas no processo de licenciamento de empresas, proporcionando muito mais agilidade e eficiência no atendimento aos contribuintes.

Anteriormente, para uma empresa conseguir sua regularização, perante a Prefeitura do Município de Atibaia, isto é, obter o Alvará de Funcionamento, havia uma demora de 45 a 60 dias. Era necessário que fosse dado entrada no processo, através do protocolo, na Divisão de Rendas. O empresário precisava comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo, como Vigilância Sanitária, Cetesb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretarias da Prefeitura: Planejamento e Finanças, Urbanismo e Meio Ambiente, até retornar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico onde era emitido o documento.

Havia, também, a necessidade da apresentação de diversas cópias dos documentos de constituição da empresa e preenchimento de formulário padrão. Em consequência ao grande número de atendimentos, tornava-se morosa a conferência de todos documentos, ainda gerando custos para o empreendedor.

image2

Com a implantação do SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO – SIL em Atibaia, objetivando desburocratizar e tornar mais rápido e simples o licenciamento das empresas, os documentos e as vistorias prévias foram substituídas por declarações, firmadas pelo empreendedor ou por seu contador. Utilizando o certificado digital, o licenciamento é concluído exclusivamente pela internet, por empresas de baixo risco que representam 85% dos casos.

Como resultado temos o tempo de apenas 1 dia para expedição do Certificado de Licenciamento Integrado, em eficiência máxima.