16.01.2014 às 16h

Atibaia será contemplada com profissional do programa “Mais Médicos”

mais_medicos-logoA Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fez a adesão ao Programa “Mais Médicos” em 2013 e foi contemplada com um profissional que irá trabalhar em uma das unidades de saúde de Atibaia. O local está sendo definido através de estudos para verificar onde há maior vulnerabilidade social e grande volume de demandas.
“Esse programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais”, explicou a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda.

Segundo ela, com a convocação de médicos para atuar na Atenção Básica dos municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal tem como objetivo disponibilizar mais profissionais para as unidades de saúde em todo o país e melhorar a qualidade dos atendimentos para os usuários.

A secretária afirma também que, além do Programa Mais Médicos, Atibaia já conta com a atuação de dois profissionais médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, o PROVAB, cujo objetivo é levar o profissional para mais perto da população. “Os profissionais do PROVAB que atuam em Atibaia estão trabalhando desde fevereiro de 2013 nas Unidades de Saúde da Família do Rio Abaixo e São José, e ambos têm altíssimo índice de aceitação por parte da população nos locais onde atuam”, destacou.

A partir de janeiro de 2014 será possível a adesão de mais profissionais médicos para o PROVAB. “Atibaia está sempre atenta para as possibilidades de ampliação da assistência com a adesão de profissionais médicos tanto do PROVAB quanto do Programa Mais Médicos”, concluiu Maria Amélia.